quarta-feira, 24 de junho de 2009

REPOSIÇAO HORMONAL

Reposição Hormonal (Fitoterápica e Homeopática


Os fitos hormônios são substâncias com moléculas semelhantes aos hormônios produzidos naturalmente no organismo humano. Eles são obtidos a partir de vegetais, principalmente soja, inhame, trevo vermelho (red clover) e cimicífuga (black cohosh).


Os fitos hormônios são utilizados para uso oral (geralmente em forma de cápsulas) e para uso sobre a pele (geralmente na forma de gel).

Com os fitos hormônios é possível obter a estimulação hormonal mais suave, menor que a produzida com as substâncias sintetizadas em laboratórios.


Alguns estudos mostram que a Terapia de Reposição Hormonal com fitos hormônios protege contra osteoporose e doenças cardiovasculares, mas cerca de 15% das mulheres não respondem ao tratamento apenas com essas substâncias.


Nesses casos, é preciso associá-los à medicação convencional, mas em menor dose que o habitual. Os benefícios da Terapia de Reposição Hormonal com fitos hormônios ainda são poucos conhecidos no Brasil.


Contudo a Terapia de Reposição Hormonal com fitos hormônios tem boa aceitação na Comunidade Científica da Europa, principalmente na Alemanha e França.


Como primeira opção em fitos hormônios na menopausa, os médicos têm as plantas com maior ação estrogênica, como o trevo vermelho e a cimicífuga. Além disso, recomendam o consumo de soja duas a três vezes por dia. Para melhorar a densidade óssea, existe o inhame mexicano. Há opções para aumentar a libido, o desejo sexual, como o tribulus. Os efeitos colaterais com os fitos hormônios são mínimos podendo às vezes ocorrer problemas intestinais.


Ficou comprovado em vários estudos que o maior consumo de soja tem efeito protetor contra câncer e doenças cardiovasculares.

Um comentário:

  1. Faço reposição hormonal com Angelique a dois anos e sei pelo meu médico que não devo ultrapassar os 5 anos de uso contínuo, já tentei deixar de usar, mas acordo durante a noite, sinto os calorões.Qual a quantidade que devo usar de soja por dia, sendo que peso 75 kg tenho altura de 1.60. Se possível gostaria de receber por email daysisoares2@hotmail.com , obrigada, Daysi

    ResponderExcluir